O que é cadência na musculação?

Para executar uma série de exercício, existe uma quantidade de fatores envolvidos que devem ser controlados da melhor maneira para quem quer conseguir resultados significativos de maneira segura. Vamos lá, quando você senta no aparelho para realizar determinado exercício, o que é a primeira coisa que vem em sua mente, “professor quantas séries? quantas repetições?”, já parou para perguntar qual a velocidade quem você deve realizar determinado movimento? A cadência com que você realiza determinado movimento, tem ligação direta com a eficiência em gerar hipertrofia muscular.
É a velocidade para realizar uma repetição. Uma forma mais didática de determiná-la é através de uma sequência de números, que representam segundos: 1010,2020, 3010, 3030, 4020, e mais variações… Essas variações numéricas funcionam de acordo com método e objetivo do treinamento (hipertrofia, emagrecimento) e estímulos tensional ou metabólico) usados.
O primeiro número corresponde à fase excêntrica (a favor do peso) do movimento. Os zeros correspondem às fases de transição entre a fase excêntrica e concêntrica. O segundo número, diferente do zero, corresponde à fase concêntrica (contra o peso). Então se eu determinar que você irá supinar em uma velocidade de 3030, quer dizer que para realizar 1 repetição, você levará 3 segundos, sendo 3 segundos para fase excêntrica (descida) e 1s para concêntrica (subida). Sempre executando na amplitude máxima do movimento.

Existem outros inúmeros exemplos de cadencia 6060, 2020, 4030, 6020, etc.
Estudos sobre musculação mostrando que a cadência tem uma determinada relevância no desenvolvimento muscular. Dicas: Alterne entre a fase excêntrica e concêntrica, Evite treinar sempre na mesma cadência durante muito tempo, Durante seu treino, mude a cadência. Conte pra mim, você treina em cadências diferentes? Ou sempre 1010?

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